sábado, 30 de julho de 2011

Lição 5 EBD - O Milagre na casa da viúva de Naim

Texto Áureo
"Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; que faz justiça ao órfão e à viú¬va, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestido". Dt 10.17,18
Verdade Aplicada
Jesus veio para desfazer as obras do diabo, libertar os cativos do pecado e da condenação eterna.
Objetivos da Lição
► Mostrar que Jesus dá atenção a todas as pessoas;
► Conhecer um pouco sobre a cidade chamada Naim;
► Enfatizar o lado social da igreja e que os mortos ouvem a voz de autoridade de Jesus.
Textos de Referência: Lc 7.11-15
Jesus Ressuscita os Mortos Lc 7.11-18; 1 Co 15.50-54; Ap 21.4
Os quatro evangelhos narram três incidentes de ressurreição de mortos: da filha de Jairo, que morrera havia muito pouco tempo; do filho da viúva, morto há muitas horas; e de Lázaro, cuja morte ocorrera há quatro dias. Não foram ressurreições no sentido pleno da palavra, porque os ressurretos permaneceram mortais e, finalmente, morreram outra vez. Podemos chamá-las de curas levadas ao mais alto grau. Além disso, tais ressurreições demonstram ser Cristo o Doador da vida, e profetizam a ressurreição final e eterna daqueles unidos a Ele pela fé.
I. O Milagre (Lc 7.11-18)
1. O que Cristo viu. Aproximava-se Jesus da entrada da cidade, quando um cortejo fúnebre saía. Em primeiro lugar, chegaram as mulheres com suas lamentações; depois, o "esquife", que não era um caixão fechado, como conhecemos, mas uma tábua com um pequeno beiral, ou, às vezes, um tipo de cesto de vime, uma maca. Era carregado por amigos que se revezavam a intervalos. Atrás do esquife vinham os pranteadores principais e os seus amigos. A multidão de simpatizantes da viúva vinham por último. Grande tristeza expressam as palavras: "Eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade".
2. O que Cristo sentiu. "E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores". Os milagres de Cristo eram as credenciais de sua missão divina. Porém, jamais eram operados de modo mecânico, desprovido de sentimento. A mola propulsora de suas operações era a compaixão. Comovia-o a enfermidade das pessoas, e Ele tomava sobre si a tristeza delas. "Não chores!" soava diferente nos seus lábios. Os consoladores humanos não podiam dar boas razões à viúva para que cessasse o choro. O Senhor Jesus, porém, é um verdadeiro Consolador. Quando nos manda afastar o medo ou a tristeza, Ele tem sempre boas razões para nos colocar acima destas coisas.
3. O que Cristo disse. "Chegando-se, tocou o esquife". Sua intenção foi corretamente entendida pelos carregadores, porque pararam. Segue-se então a palavra de autoridade. Jesus falava em seu próprio nome: "Mancebo, a ti te digo: Levanta-te". O Príncipe da Vida possuía autoridade para ordenar ao jovem o retorno à vida. O toque de Jesus simbolizava o seu poder em impedir o triunfo da morte. A vida encontrara-se com a morte; a procissão fúnebre tinha de parar.
4. O que Cristo fez. "E o defunto assentou-se, e começou a falar". No sono, há certa desconexão entre o corpo e a alma, mas a voz humana pode restabelecer contato. A morte é a separação total entre o corpo e a alma, porém a voz do Senhor pode restabelecer a conexão. Cristo pode despertar alguém do esquife tão facilmente como outra pessoa pode despertar alguém do sono. Compare a facilidade de Cristo em realizar tal obra com os esforços e orações dos agentes de Deus (1 Rs 17.20-22; 2 Rs 4.34,35; At 9.40). Certo pregador francês falou de Elias: "É claro que ele está invocando um poder fora de si mesmo; que está chamando da morte uma alma sobre a qual não tem autoridade. Ele mesmo não tem domínio sobre a vida e a morte. Jesus Cristo ressuscita os mortos sem esforço, como num ato corriqueiro. Ele é o Senhor dos que dormem o sono final. Sua soberania sobre vivos e mortos é percebida na grande calma ao operar os mais poderosos milagres".
Depois de ressuscitado, a quem pertencia o jovem? (Rm 6.13). Grande parte dos seguidores de Jesus recebera dEle cura ou libertação de demônios. Para eles, aquEle que lhes dera vida tinha o direito de dizer-lhes como empregá-la. Sendo Jesus o Salvador, tinha de ser também o Mestre. Mesmo assim, com a intenção de dar ao jovem tempo para considerar suas obrigações espirituais, Jesus "entregou-o à sua mãe".
5. Como Cristo foi honrado. O milagre fez o povo lembrar-se de Elias e Eliseu, que também haviam restaurado a vida a mortos, "e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo". Havia quatrocentos anos, os profetas tinham cessado suas atividades, restando ao povo ouvir as insossas interpretações dos escribas. Jesus, no entanto, trouxe-lhes a esperança de que os céus estivessem abertos novamente, a iluminá-los com viva mensagem.
II. A Profecia (1 Co 15.50-54; Ap 21.4)
Ao ressuscitar o jovem, Jesus profetizava sua própria ressurreição. O jovem de Naim foi transformado de morto em vivo, transferido da terra dos mortos para a terra dos viventes. Aos cristãos, reserva-se transformação ainda mais gloriosa: serão transformados da mortalidade para a imortalidade, da terra para o Céu. Esta transformação é:
1. Indispensável (v. 50). "Carne e sangue" - a nossa natureza mortal - não podem herdar o Reino de Deus. Cada criatura tem seu próprio ambiente: o peixe não pode viver na terra seca; o boi não pode viver no mar; e o ser humano, mortal, não pode viver no Céu sem passar por uma mudança. O corpo passível da corrupção não pode entrar na "herança incorruptível, incontaminável, e que se não pode murchar" (1 Pe 1.4).
2. Certa (v. 51). "Eis aqui vos digo um mistério". Nas Escrituras, "mistério" é a revelação de uma verdade que o raciocínio humano não pode descobrir. Neste caso, a revelação era o fato de que alguns membros da Igreja universal viveriam para ver a vinda do Senhor; não passariam pela morte. Os mortos serão transformados pela ressurreição, e os vivos, pela glorificação.
3. Instantânea (v.52). Num momento, quando o mundo menos esperar, soará a trombeta e haverá a ressurreição dos mortos e o arrebatamento dos crentes vivos.
4. Gloriosa (v.53). A ilustração refere-se ao ato de vestir e tirar as roupas. Usamos, agora, um manto de carne, sujeito à morte e à corrupção, mas seremos vestidos de um corpo imortal e glorioso.
5. Vitoriosa (v.54). A morte, que engole suas vítimas, será por sua vez engolida. A vitória do Senhor sobre a morte, em Naim, é um pálido quadro de sua vitória permanente. A morte domina como rei (Rm 5.17), mas Cristo veio tirá-la do trono.
6. Eterna (Ap 21.4). "Não chores", disse Jesus à mãe triste. E, imediatamente, fez-lhe secar as lágrimas, ressuscitando o filho. Embora recebesse tão grande consolo, não estava ela imune às tristezas futuras, pois continuaria a viver neste vale de lágrimas que é o mundo. Chegará o dia em que o grande Consolador dirá: "Não chores". E todas as lágrimas cessarão, para sempre. A morte, a dor e toda tris¬teza serão abolidas.
III. Ensinamentos Práticos
1. A compaixão de Cristo. Cristo possuía um coração compassivo que sentiu a aflição daquela mãe; lábios compassivos que lhe falaram palavras de consolo; pés compassivos que se apressaram para ajudar; e mãos compassivas que tocaram o jovem, restaurando lhe a vida.
A compaixão é destaque nos ensinos de Cristo, e a falta dela constitui-se horrível pecado. De fato, o demonstrar compaixão era ministério específico na Igreja Primitiva. Paulo incluiu o ministério de exercer misericórdia entre outros, tais como a profecia e o ensino (Rm 12.8).
Henry Ward Beecher escreveu: "Feliz é o homem que tem na sua alma aquilo que opera nos deprimidos como os ventos da primavera sobre as raízes das violetas. As dádivas que vêm pelas mãos são ouro e prata, mas o coração dá aquilo que ouro e prata não podem comprar. Estar cheio de bondade, transbordar de bom ânimo, simpatia e esperança que ajuda, faz com que o homem possa carregar bênçãos das quais ele mesmo não tem consciência, assim como a lâmpada não tem consciência do próprio brilho. Tais pes¬soas movimentam-se pela vida, assim como as estrelas se movimentam por sobre os mares à noite, guiando os marinheiros perdidos".
2. A morte separa, Cristo une. "E entregou-o à sua mãe". O Senhor repreendeu a morte, e os entes queridos do moço fizeram maravilhosa reunião, de especial comunhão e felicidade. Que tempos de júbilo haverá para os que estão em Cristo! Amigos e conhecidos, irmãos e irmãs, marido e es¬posa, mãe e filho, todos radiantes como o sol do meio-dia!
3. A morte é o pregador. Voltava o arcebispo Leighton para casa certa manhã, e sua irmã perguntou-lhe: "Foste ouvir um sermão?" Ele respondeu: "Encontrei-me com um sermão". O sermão que encontrara foi um cadáver a cami¬nho da sepultura. O pregador era a morte.
Governos intolerantes podem prender os pregadores do Evangelho, mas não podem prender a morte. Ela ergue sua voz na presença de tiranos e zomba do poder deles. Passa por guardas armados e entra aonde quer. Levanta sua voz para dizer ao homem que ele é criatura a caminho da eternidade; que, mais cedo ou mais tarde, sua pompa, orgulho e ambições hão de cair por terra; e que é melhor ficar de bem com Deus, a cuja presença será levado.
"Os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus" (Jo 5.25). O jovem a quem Cristo falara estava além do alcance da voz humana: grito algum, da mãe ou de parentes, chegava a ele. Mas a voz de Cristo soou, e a ordem foi ouvida nas regiões da morte.
Esta voz, no futuro, chamará os nossos corpos desaparecidos em meio aos elementos, erguendo-os da poeira. Nem o mar, nem a morte, nem o inferno poderão deter seus mortos quando Ele os requerer. Cristo é o Senhor da vida e da morte, e não devemos temer nem uma, nem outra.
4. A morte da morte. "Tragada foi a morte na vitória". A morte aqui é considerada um inimigo. E por quê? Porque separa amigos e entes queridos, interfere na felicidade do homem e acaba com as esperanças de uma vida útil.
Dr. Talmage descreve numa passagem eloquente o conflito entre a morte e a vida: "É uma visão horrível a de um exército derrotado e fugindo. Há, porém, neste texto derrota pior. Parece que um gigante negro se propôs a conquistar o mundo. Como exército, reuniu todas as dores, enfermidades e doenças. Lançou barricadas de sepulturas, e estabeleceu suas tendas de necrotérios. Algumas das tropas avançam lentamente, comandadas pela tuberculose; outras, a passo duplo, são comandadas pela pneumonia. A alguns, derrota pelo sítio dos maus hábitos; a outros, pelo golpe do machado dos acidentes. E tem vencido todas as batalhas. O conquistador de conquistadores marcha triunfante, e todos os generais, presidentes e reis caem debaixo dos pés de seu cavalo de guerra. No dia de Natal, porém, nasceu aquEle que seria seu antagonista. Este recebe o poder para despertar aqueles que tombaram através dos séculos. Muitos campos de batalha já foram conquistados, mas só no dia final haverá a batalha decisiva. Quando Cristo comandar suas duas brigadas - os mortos ressuscitados e as hostes celestiais - o gigante negro recuará, e as brigadas, surgindo das sepulturas rachadas, o atacarão por baixo. Os imortais que vêm do Céu o atacarão por cima. A morte será, então, tragada pela vitória.
Bibliografia M. Pearlman
P.S: Se foi útil a você, deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário