domingo, 24 de julho de 2011

1º Eco Caiaque Amigos do Araguaia

O Programa de TV "Viver Aventuras" que comemora 5 anos no ar, apresentado por Genito Santos realizou no dia 24 de julho de 2011, o 1º Eco Caiaque Amigos do Araguaia em parceria com a Animais e Cia e Fundação Amazônia Legal com o objetivo de proporcionar aos aventureiros um passeio que une o útil ao agradável no sentido de um praticar lazer esportivo com o cuidado com a natureza.
A praia "Quarto Crescente" em Aragarças GO, foi o ponto de partida de 12 caiaques com destino à Pousada "Água Santa" às margens do rio Araguaia a 30 km de Aragarças.
O passeio foi regado com muita adrenalina, cata de lixo não degradável ao longo das margens do rio Araguaia durante todo o percurso. Ainda falta muita conscientização dos turistas que frequentam o rio Araguaia. Muito lixo foi encontrado como latinha de cerveja, garrafas pet, sacolinhas plastica, copo descartável entre outros materiais que levariam anos para se decompor.
Um passeio pelo rio Araguaia de caiaque é fantástico. Enquanto rema descontraidamente, pode-se observar a natureza, as garças, mergulhões, paturis, quero-queros, tartarugas e botos que acompanha toda a movimentação nas águas do rio.
Foi minha primeira experiência de remo em caiaque com um percurso de 30 km. Depois de percorrido uns 8 km rio abaixo, nos deparamos com uma forte corrente de vento que soprava contrário. Isso fez com que cada remador forçasse um pouco mais contra o vento, causando cansaço em alguns.
No primeiro travessão de fortes corredeiras num local conhecido por "Pitomba", eu perdi o equilíbrio no caiaque e virou. Tive dificuldade de retornar ao cokpit do caiaque que ficou cheio d'agua. Fui rebocado por um colega até a margem do rio para esgotar o caiaque e retomar a navegação.
Passando pela ilha do "Gasparino", comecei sentir fortes dores musculares no abdomem, pernas e costas. Faltava pouco mais de 5 km para o ponto de chegada.
A Partida na praia "Quarto Crescente" em Aragarças aconteceu às 09:30hs da manhã e aportamos no ponto de chegada Pousada "Água Santa" às 14:50hs. Superei todas as dificuldades do percurso e cheguei junto com o primeiro pelotão de 4 caiaques.
O 1º Eco Caiaque contou com o apoio de agentes da Sema/MT e Polícia Florestal de Goiàs, que deram todo suporte durante o percurso.
Veja algumas fotografias:






Por: Pr. Marosam Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário