quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Horário de Verão está terminando

Consumo atinge o melhor índice em nove edições em MT.

A economia no consumo de energia em Mato Grosso decorrente do horário de verão atingiu o melhor resultado das últimas 9 edições. Em 4 meses, o Estado deixou de gastar 24,962 mil megawatts-hora (MWh) de energia. O horário, começou no dia 17 de outubro de 2010 e termina a meia-noite de sábado (20), quando os relógios terão de ser atrasados em uma hora. A mudança do horário, que contabiliza 40 edições, provocou uma redução de 5,36% no período de maior consumo da energia elétrica, que é das 18h às 21h. O índice é maior do que o registrado no ano anterior, que foi de 4,55%. Em relação ao consumo total do período, a economia foi de 1,06%, ante a 0,77% observado na edição 09/10. Em Mato Grosso, há 1,040 milhão de unidades consumidoras, sendo 274,403 mil delas em Cuiabá e Várzea Grande.

Individualmente o consumidor quase não percebe a economia. O benefício é macro e tem por objetivo fazer com que o país não sofra com problemas de falta de energia, explica o gerente de Operações do Sistema da Cemat, Teomar Magri. Ele ressalta ainda que o horário de verão visa o índice de economia a partir do maior aproveitamento da luz natural. "Com a economia o governo consegue promover investimentos nas obras de extensão das linhas elétricas. Além disso, proporciona maior confiança no sistema energético brasileiro".
Segundo o gerente, o percentual economizado em Mato Grosso, se fosse alcançado na média brasileira, seria suficiente para atender em dobro a cidade de Brasília, durante 4 meses. No entanto, Magri acrescenta que a população deve seguir a tendência de economia para que, de fato, faça diferença no valor da fatura mensal.
A consumidora Maria de Arruda Trindade aprova o horário de verão. "Parece que o dia passa mais rápido quando estamos trabalhando". Mas apesar de tanto tempo em vigor, a mudança ainda divide opiniões. A cabeleireira Carla Corrêa afirma que a alteração no horário gera confusão principalmente no primeiros meses. "Muitas pessoas chegam atrasadas nos compromissos. E quando já está acostumado ao horário de verão, ocorre a mudança novamente".
Além do Sistema Interligado Nacional (formado pelas empresas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte), Mato Grosso ainda conta com o Sistema Isolado (as geradoras de energia movidas a combustível). Ao todo são 5 unidades no Estado, localizadas nos municípios de Rondolândia, Guariba, Paranorte, Comodoro e Colniza. Nesta edição do horário de verão, a economia de energia elétrica neste sistema foi de 78,55 MWh o equivalente a 23,564 mil litros de óleo diesel. No país, essas unidades fazem parte dos 3,4% da capacidade de produção energética.
Saiba mais - O horário de verão foi instituído pelo Decreto-Lei nº 4.295/1942 e regulamentado em caráter permanente pelo Decreto da Presidência da República nº 6.558/2008, quanto à sua abrangência e vigência. Além de Mato Grosso, inclui mais 10 estados. Conforme o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a medida entra em vigor a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subseqüente, exceto quando o término coincide com o carnaval, caso em que é postergado para o domingo seguinte.
Fonte: Gazeta Digital/Viviane Lessa





Nenhum comentário:

Postar um comentário