sexta-feira, 18 de junho de 2010

O PERIGO QUE VEM DA BALANÇA

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) indicam que 40% dos adultos brasileiros estão acima do peso. A obesidade é apontada como um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de várias doenças, inclusive os problemas cardíacos.
E a explicação médica para isso é que o excesso de peso exige mais esforço por parte do coração, o que aumenta as chances de o indivíduo sofrer doenças cardíacas e derrame, independentemente de apresentar outros fatores de risco. Especialistas afirmam ainda que estar acima do peso piora os níveis de pressão arterial, glicemia e colesterol.
A estimativa dos médicos é de que o número de casos de obesos com problemas no coração seja duas vezes maior do que entre as pessoas que estão com seu peso normal. Mas como evitar a obesidade? Uma boa dica é adotar hábitos mais saudáveis no dia a dia.
Cuidar da alimentação, acostumando-se a ingerir menos sal e gordura e consumir mais frutas e legumes, já é um bom começo para atingir o índice de massa corporal indicado. Outra sugestão dos especialistas é praticar atividades físicas regularmente.
Para descobrir o seu grau de obesidade, basta calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), dividindo o peso pela altura ao quadrado. Caso seu índice esteja apontando sobrepeso e obesidade, procure um médico para orientá-lo sobre que medidas tomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário