domingo, 18 de dezembro de 2011

Celebrando o Natal!!!


 Texto: Lc 2.7,10-13
1.    Introdução 
Em Barra do Garças as pessoas ficam deslumbradas com os efeitos produzidos pelas luzes, que apontavam diretamente para o imenso obelisco na entrada da cidade para quem vem do Goiás… Na frente do obelisco está uma manjedoura com um boneco de uma criança e ao seu lado um casal… No alto do obelisco há uma estrela feita de pequenas lâmpadas, pelas ruas da cidade se vê enfeites de trenós puxado por renas, na frente das lojas se vê um homem vestido de vermelho, com longas barbas brancas… Um gorro vermelho na cabeça… um saco vermelho nas costas…
O quadro, trouxe-me à consciência o fato de que estamos às vésperas do Natal…
Sinceramente percebemos que cada ano que se passa as representações se tornam mais confusas, a ponto de o significado do Natal estar cada vez mais sendo esquecido em detrimento de novos personagens que faz lembrar o Natal dos tempos modernos: Papai Noel, Mamãe Noel, luzes, enfeites, presentes, comércio, banquetes, ceias, comércio...
Então damos conta que no nascimento de Jesus, o Cristo, as circunstâncias também não eram diferentes… O fato que mudou a história da humanidade aconteceu na periferia de uma pequena vila, e os personagens mais próximos eram pastores de ovelhas, e alguns misteriosos reis do oriente… Nada de opulência! Nada de luzes! Nada de enfeites! Havia presentes, sim! O mais importante dos presentes! Aliás, o único que O Aniversariante continua esperando dos seres humanos: o LOUVOR!
Quero compartilhar com você alguns versículos encontrados na Bíblia acerca do Natal.
2. QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL:
I Precisamos dar lugar para Cristo. 2:7
Lucas 2:7:  “e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em panos e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”.
Que fato impressionante, temos aqui! Não havia lugar para o Filho Deus. Em toda Belém, não havia lugar para Ele.
Ninguém foi capaz de oferecer sua casa para Cristo. A cidade estava cheia de turistas preocupados com o recenseamento. Também haviam muitos comerciantes preocupados com os lucros que poderiam ganhar naquele momento. Porém, ninguém tinha um lugar para oferecer ao Filho de Deus.
Como é comum vermos pessoas hoje tendo a mesma atitude para com Cristo. “Não tenho tempo de ir a Igreja”. “Tenho a vida muito ocupada, nunca me sobra tempo para Deus”. É comum vermos pessoas dizerem isto quando falamos sobre Igreja e Deus. De fato, nos dias atuais não há lugar para Cristo em muitos corações dominados pelo amor ao dinheiro e a uma vida de sucesso material.
Neste Natal pergunto a você sobre qual tem sido o Espaço que Deus tem encontrando na tua vida. Jesus quer encontrar mais lugar no seu coração neste natal.
II A Vinda de Cristo nos traz salvação, 2:11
Lucas 2:11  “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.
Jesus é chamado de Salvador. É importante entendermos como o nosso Salvador nos vê: “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” (Mateus 9:36 RA)
Jesus nos vê com compaixão, Ele vê as nossas aflições, nossa exaustão física e espiritual. Diante das nossas fraquezas e necessidades ele propõe-se a ser o nosso Salvador e libertador.
Jesus, teu salvador te chama: “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias”. Is. 55:3
Jesus, nosso salvador, ainda diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Mt. 11:28
III. A vinda de Cristo nos ensina a importância das coisas simples da vida. 2:12
Lucas 2:12  “E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em panos e deitada em manjedoura”.
O filho de Deus, não nasceu em palácios, em uma rica maternidade e sim num lugar simples, numa manjedoura. A manjedoura nos mostra que nosso relacionamento com Deus, baseia-se na simplicidade.
Em Lucas 10:21 Jesus fala sobre a necessidade de simplicidade e humildade na relação com Deus:  “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos…. ”.
A manjedoura é um símbolo da simplicidade. Precisamos ser simples em nosso relacionamento com Deus, e com as pessoas.
No mundo de hoje, há muitas pessoas apegadas a coisas. Ao carro, ao emprego, ao dinheiro, aos amigos. O homem simples está mais apegado a Deus. Ele pode até ser próspero, mas seu coração está no Reino de Deus.
3. conclusão
É perigoso dar-se o fato de, no meio de tantas luzes, ficarmos no escuro sem aquele que é a luz do mundo; em meio a tanta comida, ficarmos com fome daquele que é o pão da vida; no meio de tanta bebida, ficar sedentos daquele que é a água da vida.
Neste Natal, o maior aniversariante esta esperando receber o seu presente. O maior presente que poderemos dar a Cristo é a nossa vida, o nosso compromisso e amor pelo seu Reino. Que neste Natal, o Espírito Santo possa brilhar nos corações,  trazendo a Luz da Sua Glória, revelando a esperança que verdadeiramente está somente em Jesus, O Cristo de Deus.
Não se comemora o Natal comendo, bebendo ou comprando presentes compulsivamente. O Natal se comemora servindo a Deus, adorando, louvando ao Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Ministério cantar Agnos Dei (Aleluia... aleluia... poderoso é o Senhor nosso Deus)

Jesus Cristo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo - a primícia dos que dormem o Leão da tribo de Judá, o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores, o alfa e o ômega, aquele que salva o pecador, que cura os enfermos, que liberta dos oprimidos, que consola os tristes, e que nos fez mais do que vencedores. A Ele, nosso único Senhor e suficiente Salvador, toda honra, glória, louvor e adoração para sempre.

Pr. Marosam Dias
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário