sexta-feira, 1 de abril de 2011

Saiba se você está acima do peso usando o novo índice de gordura

Um novo sistema mede o índice de gordura e indica se estamos ou não acima do peso: é o Índice de Adiposidade Corporal (IAC). Para fazer o cálculo, basta usar a seguinte fórmula:

IAC: [Quadril / (altura x √altura)] – 18

Ou seja, calcule a raiz quadrada da sua altura e a multiplique pela sua altura real. Divida a medida do seu quadril pelo resultado da conta que você obteve. Do resultado final, subtraia 18. Você terá a pontuação.

Pela tabela do IAC, o índice de gordura saudável para mulheres vai de 21 a 32 pontos; de 33 a 38, está acima do peso; e acima de 38 pontos já é obesidade.

Os homens têm peso normal na contagem entre 8 e 20 pontos; de 21 a 25 estão acima do peso; e com mais de 25 pontos estão na faixa da obesidade.

O IAC é mais um mecanismo da luta contra a obesidade. O antigo sistema é o Índice de Massa Corporal (IMC) e mede o índice de massa corporal relacionando o peso e a altura. A fórmula é:

IMC: [Massa / (altura x altura)]

Ou seja, multiplique sua altura por dois. Depois, divida o seu peso pelo resultado obtido.

Uma pontuação abaixo de 18,5 significa que a pessoa está abaixo do peso. O peso normal fica entre 18,6 e 24,9. O sobrepeso entre 25 e 29,9. A obesidade está de 30 a 39,9. A pontuação acima de 40 indica obesidade mórbida.
G1:Bom Dia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário