quarta-feira, 6 de abril de 2011

Opositores invadem Palácio de Gbagbo na Costa do Marfim, mas recebem ordens para não matá-lo

ABIDJAN (Reuters) - Forças leais a Alassane Ouattara, que reivindica a vitória nas eleições da Costa do Marfim, invadiram o bunker onde Laurent Gbagbo desafia nesta quarta-feira os esforços para fazê-lo entregar o poder, disse uma porta-voz de Ouattara à Reuters.

'Eles estão em processo de entrar na residência para prender Gbagbo', disse Affousy Bamba à Reuters. 'Eles ainda não o pegaram, mas estão no processo. Eles estão no prédio.'
A ex-potência colonial França disse que os combates aconteciam em volta da residência de Gbagbo em Abidjan, mas as tropas francesas que estão na cidade não estavam envolvidas. Uma fonte do governo francês disse que os combates começaram após Gbagbo mostrar que não estava disposto a negociar com mediadores que tentavam convencê-lo a deixar o poder.
'Ele não é sincero em sua disposição de negociar sua saída', disse a fonte, acrescentando que as forças francesas não participavam dos combates em terra nos arredores da residência.
As negociações para persuadir Gbagbo a deixar o poder atingiram um impasse no início desta quarta-feira, após ele resistir às pressões da Organização das Nações Unidas e da França para assinar um documento em que renuncia às suas reivindicações de poder.
Em tom desafiador, Gbagbo negou estar disposto a se render, apesar de um violento ataque de forças leais a Ouattara, cuja vitória na eleição presidencial de novembro foi reconhecida pela ONU e rejeitada por Gbagbo.
Nesta quarta, Gbagbo negou à rádio francesa RFI que estivesse negociando sua saída. 'Não estamos na fase de negociações. E minha saída de onde? Para onde?', afirmou.
Por Tim Cocks e Ange Aboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário