domingo, 20 de março de 2011

Em discurso, Obama justifica ataque à Líbia e fala do passado político de Dilma

O presidente dos EUA, Barack Obama, chegou ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro por volta das 15h deste domingo (20), onde fez um discurso a cerca de 2.000 pessoas. Obama, sem gravata, cumprimentou os convidados em português, falou sobre o clássico de futebol que aconteceu hoje na cidade e brincou com os presentes.

Obama defendeu mais uma vez a integração entre os EUA e o Brasil, falando principalmente sobre as parcerias econômicas dos dois países. O presidente elogiou ainda o etanol brasileiro.
Obama também falou de questões internacionais, citando a tragédia no Japão –que encontra no Brasil sua maior comunidade fora do país– e a atual situação na Líbia. Os EUA estão junto com outros países promovendo uma intervenção militar no país contra a ditador Muammar Gaddafi, que está há mais de 40 anos no poder.
“Todos merecemos viver sem medo e temos o direto de escolher como seremos governados”, disse, defendendo que estes direitos não são pregados pelos EUA, mas sim são direitos universais.
O presidente defendeu a democracia brasileira como exemplo e citou as manifestações populares na Cinelândia na época das Diretas Já. Obama também falou sobre o passado político da atual presidente, Dilma Rousseff, como exemplo de superação. Dilma foi militante política contrária à ditadura militar e chegou a ser presa pelos militares na época.
Algumas autoridades políticas estão entre os convidados que assistiram ao discurso, que reúne ainda nomes como Pelé, Gilberto Gil e Eike Batista. O casal de artistas Lázaro Ramos e Thaís Araújo e o artista plástico Emanoel Araújo foram ao teatro, assim como o ex-presidente do Banco Central e escolhido pela presidente Dilma Rousseff para dirigir a Autoridade Olímpica, Henrique Meirelles.
Do UOL Notícias
Em São Paulo e no Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário