sexta-feira, 18 de março de 2011

Ataque aéreo à Líbia começará nas próximas horas, diz governo francês

A ação militar ocidental contra a Líbia começará nas próximas horas, com a França sendo o primeiro país a participar dos ataques aéreos, segundo informou nesta sexta-feira um representante do governo francês.

O porta-voz francês e ministro do Orçamento, Francois Baroin, disse à rádio RTL que a ação militar ocorrerá "rapidamente... nas próximas horas". Ele afirmou que isto não se trata de uma ocupação, mas sim de uma ajuda as forças de oposição ao regime do líder líbio, coronel Muammar Gaddafi.
O anúncio ocorreu depois que o Conselho de Segurança da ONU aprovou, nessa quinta-feira, resolução que estabelece uma zona de exclusão aérea na Líbia e autoriza "todas as medidas necessárias" para proteger civis de ataques das forças de Gaddafi.
A resolução recebeu dez votos a favor e nenhum contra, mas cinco países - incluindo China e Rússia, membros permanentes do Conselho, e o Brasil - se abstiveram.
Segundo o correspondente da BBC em Paris Christian Fraser, a França pode enviar à Líbia jatos Mirage que estão posicionados em bases militares na ilha da Córsega.
Fraser diz ainda que outros aviões franceses posicionados na costa do Mediterrâneo, com ajuda de sistemas aéreos de alerta e controle, têm sido enviados a missões específicas 24 horas por dia desde quinta-feira da semana passada.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, já defendia ataques "cirúrgicos" nos bunkers de controle e nos sistemas de radar de Gaddafi. No entanto, segundo Fraser, a França não descarta realizar bombardeios contra forças líbias em terra.
O correspondente da BBC afirma que a participação da França nestas ações é uma grande vitória polícia de Sarkozy, cujo governo havia sido criticado por não apoiar o levante popular na Tunísia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário