terça-feira, 8 de maio de 2012

A Mulher e o Dragão

“Assim diz o Senhor Deus: Estou contra ti, ó Faraó, rei do Egito, grande dragão...”Ezequiel 29:3a.

O capítulo 12 de Apocalipse descortina a história por trás da história. João conta que “viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. Ela estava grávida e gritava com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz” (1-2). Esta mulher não é Maria, como insistem os teólogos católicos. Trata-se do povo de Deus, o verdadeiro Israel, formado por aqueles que viviam a expectativa do nascimento do Messias prometido por Deus. Desde Sete, passando por Abraão, até Simeão e Ana, e tantos outros que ansiavam pela chegada do Libertador. Simeão, por exemplo, foi o homem a quem Deus revelou que não morreria sem que visse “o Cristo do Senhor” (Lc.2:26b). Quando José e Maria trouxeram o recém-nascido para apresentar no Templo, Simeão O tomou nos braços e disse: “Agora, Senhor, despede em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste perante a face de todos os povos, luz para iluminar os gentios, e para glória do teu povo Israel”(vs.29-32). Após estas palavras, Simeão dirigiu-se a Maria e declarou: “Esta criança é posta por queda e elevação de muitos em Israel, para ser alvo de contradição, e para que se manifestem os pensamentos de muitos corações”(v.34). Foi daquela linhagem justa que veio o Filho de Deus.

Um outro sinal foi visto no céu: “Um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. A sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra. O dragão parou diante da mulher que estava prestes a dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe devorasse o filho” (12:3-4).

Não há dúvida de que o dragão é ninguém menos que o próprio Diabo. Suas sete cabeças e seus dez chifres podem apontar para os agentes humanos de que ele se vale para executar seus intentos. Os cristãos primitivos estavam cientes de que a sua luta não era contra as autoridades humanas, mas contra os poderes malignos por trás delas (Ef.6:12). Assim como Moisés e Arão sabiam que a sua luta não era contra Faraó, mas contra os deuses egípcios. Ao tomar conhecimento do livramento que Deus havia dado a Israel, removendo-o do Egito, Jetro, sogro de Moisés, declarou: “Bendito seja o Senhor que vos livrou das mãos dos egípcios e das mãos de Faraó. Agora sei que o Senhor é maior que todos os deuses...” (Êx.18:10-11a). Cada praga enviada por Deus atingia em cheio a jurisdição de alguma divindade egípcia, expondo-a publicamente ao desprezo. Vale dizer que uma das principais divindades egípcias era Sete-Tifom, um enorme dragão vermelho, cuja imagem adornava a coroa de Faraó.

Satanás, juntamente com os anjos que o acompanhara em sua rebelião, valia-se da Lei para escravizar o povo de Deus, e do Império Romano para perseguir a Igreja. O maior intento dele era impedir que a promessa de Deus se cumprisse. Ele sabia que a qualquer momento viria ao mundo a “semente da mulher”, para destroná-lo, e destruir o seu império de trevas.

Todas as tentativas do Diabo para inviabilizar o plano de Deus fracassaram. No verso 5 somos informados que a mulher “deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono” (Compare com At.5:31; 7:55-56; Rm.8:34; Ef.1:20 e Col.3:1).

Até aqui, nenhum problema de interpretação. Tudo parece muito claro. A mulher é o verdadeiro Israel, formado pela linhagem santa que trouxe Jesus ao mundo; o dragão é o Diabo; o filho varão é o próprio Cristo que escapa da perseguição de Herodes, e que depois de vencer a morte é assunto ao céu, onde está assentado à destra do Pai. A partir daqui é que as coisas parecem complicar.

No verso 6 lemos que “a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.” O que significaria isso?

Quando os hebreus deixaram o Egito, para onde ele se dirigiram? Para o deserto. E foi no deserto que Deus ensinou-lhes a maior de todas as lições: a dependência total de Deus. Foi ali que Deus “de dia os guiou com uma nuvem, e durante a noite com um clarão de fogo. Fendeu as penhas no deserto, e deu-lhes de beber abundantemente como de grandes abismos; fez sair fontes da rocha, e fez correr as águas como rios (...) fez chover sobre eles o maná para comerem, e lhes deu cereal do céu. Cada um comeu o pão dos anjos; mandou-lhes comida com abundância. Fez soprar no céu o vento do oriente, e trouxe o vento sul com sua força. Fez chover sobre eles carne como pó, e aves de asas como a areia do mar” (Sl.78:14-16, 24-27).

Agora era a vez da Igreja cristã enfrentar o seu deserto, e aprender a depender única e exclusivamente daquele que prometeu dar-lhes “do maná escondido” (Ap.2:17). Jesus disse aos judeus de Sua época: “Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Mas aqui está o pão que desce do céu, do qual se o homem comer não morre (...) Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim também quem de mim se alimenta, viverá por mim. Este é o pão que desceu do céu. Vossos pais comeram o maná e morreram, mas quem comer esta pão viverá para sempre” (Jo.6:49-50, 57-58). Paulo diz que a rocha de onde jorrava a água para saciar a sede dos hebreus no deserto era uma figura do próprio Cristo (1 Co.10:4). Os 1260 dias representam apenas um tempo indefinido.

Guerra no Céu

"E houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, que engana todo o mundo. Ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Ap.12:7-9).

Finalmente, a serpente de Moisés engole a serpente dos magos egípcios! Os principados e potestades foram despojados. E quando se deu esta batalha cósmica? Quando Cristo, o Cordeiro de Deus, era imolado na Cruz do Calvário. “Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, da mesma forma importa que o Filho de homem seja levantado” (Jo.3:14). A serpente de bronze erigida por Moisés representava a Cruz de Cristo, através da qual a velha serpente seria definitivamente derrotada. Ao desfazer em Sua carne a Lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, Jesus estava diferindo o golpe mortal nas hordas satânicas, pois a partir de então, Satanás já não teria base alguma sobre a qual acusar-nos diante do Tribunal de Deus. Paulo nos informa que Jesus, “havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, tirou-o do meio de nós, cravando-o na cruz. E, tendo despojado os principados e as potestades, os expôs publicamente ao desprezo, e deles triunfou na cruz” (Col.2:14-15). Se Satanás foi expulso do céu, o que é que ele fazia lá até então? O que o mantinha na Corte Celestial? Qual era a sua função ali? Ele era nosso acusador. A obra feita por Cristo na Cruz, fez com que ele perdesse seu emprego. Porém, ele não estava disposto a sair passivamente de lá. Foi necessária uma verdadeira guerra espiritual, envolvendo as milícias angelicais, e os próprios santos. Por isso, Paulo fala que a luta travada pelos crentes primitivos não era contra a carne ou o sangue, “e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes” (Ef.6:12). A igreja estava no meio de um campo de batalha espiritual. Seu papel era resistir às investidas das hordas do Diabo.

Em Apocalipse somos informados de que a Igreja o venceu, e que os anjos comandados por Miguel o expulsaram dos céus. Tendo em vista esta grandiosa vitória, uma grande voz brada:

"Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Pois já o acusador de nossos irmãos foi lançado fora, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; não amaram as suas vidas até à morte. Pelo que alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar, porque o diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta.” Apocalipse 12:10-12.

Quem supõe que Satanás ainda nos acusa diante de Deus, ignora a famosa pergunta de Paulo: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?” (Rm.8:33a). E mais: “...em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou”(v.37). Isso parece ecoar o que a misteriosa voz bradou em Apocalipse: “Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro.”

Somos novamente remetidos ao Êxodo dos Hebreus, pois é ali que vamos entender melhor a questão do sangue do Cordeiro.

Antes de enviar a última praga sobre o Egito, Deus ordenou a Moisés que orientasse os filhos de Israel para que cada chefe de família imolasse um cordeiro, e espargisse o seu sangue nos umbrais das portas de suas casas. “Naquela noite”, diz o Senhor, “passarei pela terra do Egito, e ferirei todos os primogênitos na terra do Egito, desde os homens até os animais; e sobre todos os deuses do Egito executarei juízo. Eu sou o Senhor. O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo o sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga destruidora , quando eu ferir a terra do Egito” (Êx.12:12-13).

Foi o sangue do Cordeiro que poupou os hebreus daquela última praga que o Senhor enviava sobre o Egito. Da mesma maneira, foi pelo sangue do Cordeiro que a Igreja venceu Satanás.

A Páscoa foi instituída para lembrar aos filhos de Israel que o sangue do Cordeiro foi o responsável por tão grande livramento.

Na noite em que se celebrava a Páscoa (heb.passagem), os hebreus deveriam comer ervas amargas e pães asmos, isto é, sem fermento. Até isso tem um significado profundo para nós. Refletindo sobre este significado, Paulo ordena: “Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como sois sem fermento. Pois Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Pelo que celebremos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade” (1 Co.5:7-8). Enquanto as ervas amargas simbolizavam os tempos de angústia vividos no Egito, os pães asmos significavam uma nova vida, destituída do velho fermento do pecado.

Naquela noite os hebreus deveriam estar prontos para que pela manhã deixassem o Egito. Não poderia haver qualquer atraso. Era chegada a hora do êxodo tão esperado. A morte dos primogênitos do Egito representa a queda de Satanás e de todos os seus asseclas.

Os céus agora tinham motivos para festejar. Aquela persona non grata do Diabo finalmente deixara as regiões celestes. Porém, os que habitam na terra (Israel), e os que habitam no mar (gentios) deveriam estar precavidos, porque Satanás descera até eles com grande ira, sabendo que tinha pouco tempo pela frente para levar à cabo o seu intento. O Diabo estava disposto a correr atrás do seu prejuízo. Assim como Faraó que, mesmo tendo permitido a saída dos hebreus, resolveu partir em sua recaptura (Êx.14).

“Quando o dragão se viu lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão. E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente” (vs.13-14). Não devemos entender a mulher como sendo os judeus como um todo, mas aqueles que deram origem à igreja neo-testamentária. Trata-se, portanto, dos remanescentes de Israel. A Igreja de Cristo deu seqüência à santa extirpe na Terra. A figura da águia fala do poder renovador com o qual Deus capacitaria o Seu povo (Sl.103:5; Is.40:31). Também aponta para o fato de que fora a provisão do Senhor que os tirara do “Egito espiritual”, e não as suas próprias forças. Foi o próprio Deus que falou a Israel: “Vistes o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim” (Êx.19:4). E quanto a estar fora da vista da serpente? Quando Faraó e seu poderoso exército marchavam em direção aos filhos de Israel para recapturá-los, a coluna de nuvem se tornou densa e escura e pôs-se entre os hebreus e os seus perseguidores. Para o povo de Deus, a nuvem clareava o caminho, enquanto que, para os egípcios era total escuridade, “de maneira que em toda a noite este e aqueles não puderam aproximar-se” (Êx.14:20). Ainda que estivessem próximos uns dos outros, os hebreus eram guardados fora da vista de Faraó.

Durante os primeiros anos do cristianismo a igreja esteve guardada da perseguição romana. Somente com Nero, por volta do ano 66 d.C., desencadeou-se uma perseguição em grande escala. Até então, as autoridade romanas não estavam nem um pouco preocupadas com a expansão daquela nova “seita”.

João relata que de repente, “a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pela corrente. Mas a terra ajudou a mulher, abrindo a sua boca e engolindo o rio que o dragão lançara da sua boca” (vs.15-16).

O alvo da serpente é a mulher. A água aqui representa uma implacável perseguição. Inusitadamente, a terra engole o rio que o dragão lança da sua boca. Na simbologia de Apocalipse, a “terra” sempre aponta para Israel, enquanto que, o “mar” aponta para os povos gentílicos. Quando Nero começou a perseguir os cristãos, logo teve sua atenção voltada para as constantes revoltas do povo judeu (66 d.C.). Isso deu à Igreja a oportunidade de ser temporariamente aliviada das implacáveis perseguições da Roma Imperial. Porém aquele livramento era temporário. Esse capítulo termina dizendo que “o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de eus, mantêm o testemunho de Jesus. E o dragão parou sobre a areia do mar” (vs.17-18). Agora, Roma percebeu que a igreja não era meramente uma seita judaica, mas que estava alcançando pessoas de todas as nações. Era, portanto, uma ameaça ao domínio romano, uma vez que declarava sua fidelidade a um outro Imperador, a saber, Jesus, o Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário