sábado, 13 de agosto de 2011

EBD - LIÇÃO 7: O PAI QUE CLAMOU A JESUS

Introdução
O relato de mais um (ou dois) anônimos na bíblia.
Hoje é dia dos pais.
Os pais carregam uma grande responsabilidade diante dos seus filhos.
Têm pai que é pai e mãe ao mesmo tempo. Da mesma forma tem mãe que é pai e mãe ao mesmo tempo também.
Há também o pai que não quer nem saber que tem filhos (desprezam a responsabilidade de pai).
Da mesma forma tem filhos que ignoram a existência de seus pais.
.....................................................................................
1. Leitura Bíblica: Mt 17.14-18 – Ênfase no v.18: “Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino que daquele momento em diante, ficou curado.”
Cura significa o restabelecimento da saúde. Curar pode ser empregado tanto no sentido de tratar, cuidar de, como no sentido de debelar uma enfermidade, de restituir a saúde, de sarar.
O possuído pelo demônio não ficará curado tomando remédio.
O doente ou enfermo pode ser curado com remédios ou pelo poder curador de Jesus.
Jesus está dizendo em Mt 17.17b: “Tragam-me...” os enfermos e doentes que eu quero curá-los...
Aplicação:
Jesus quer curar as enfermidades (nunca diga minha enfermidade).
Quando você clama, Jesus te atende na hora da dor.
Jesus tem a cura, tem carinho, afeto e amor.
Jesus sempre está por perto e cuida de você.
Adore o Senhor, Ele merece... seja grato se você tem saúde...
2. Mc 9. 14-24 – Ênfase no v.23 e 24: “Disse-lhe Jesus: “Se tu podes crer; tudo é possível ao que crer”. (24) Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!”
Para que milagres aconteçam é necessário ter fé? Ler Hb 11.6
Casos sem a necessidade de fé: Viúva de Naim; Ressurreição de Lázaro; a cura de Naamã...
O pai desesperado disse: “Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!". Parafraseando, o discurso daquele homem foi: eu creio, mas eu não creio!
Fé é um dos assuntos sobre os quais mais se fala na igreja.
A escritura de Hebreus 3:12 nos adverte: "Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo". Este verso diz que devemos reconhecer incredulidade em nós mesmos toda vez que nos "afastarmos do Deus vivo".
Mas como essa falta de fé se manifesta?
Já aconteceu com você alguma vez de orar por alguém e ter a sensação de que Deus não irá agir?
Aplicação sobre a fé:
O agir de Deus não depende necessariamente de nossa fé, mas sempre gerará fé naqueles que vivem essa ação.
Você pode Louvar a Deus por isso?
Você vem cheio de fé, Ele vai cheio de poder.
Você tem o problema, Ele tem solução.
Você chora, Ele enxuga seu pranto e refaz a esperança perdida.
Deixa Deus tocar em você...

3. A vontade dos demônios é atingir Deus, como são incapazes de tal obra então reagem tentando atingir a criatura preferida de Deus: o homem.
Algumas pessoas negam a existência de demônios. Pelas escrituras podemos afirmar que eles existem Is 14.12.
Podemos entender isso pela dualidade das coisas: (...)
Sabemos também que o inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos.
João 10.10 “O ladrão (diabo) não vem senão a roubar, a matar, e a destruir: Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Quem quer abundância de vida?
Aplicação:
O diabo não pode tocar em você, O Espírito Santo habita na sua vida.
Você pode estar em tribulação, mas esta tribulação não vai angustiar o seu coração por muito tempo, porque o seu choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!
Você pode estar perplexo (a), mas você não vai ficar desanimado, pois o Senhor te sustenta com sua mão forte!
Você pode estar sendo perseguido, mas você não está desamparado, pois o Senhor está com você e irá pelejar por sua causa !
Você pode estar abatido, mas não destruído, porque Somos mais vitoriosos no nome de Jesus Cristo .
4. Jesus nunca desprezará quem se humilha.
A humildade melhora nosso relacionamento com Deus. Quem não é humilde é soberbo (nariz empinado, não precisa de Deus).
Aquele pai disse em Mc 9.22 “... mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.”
Conclusão:
Aplicação:
Ei amado, quando oramos estamos na maioria das vezes pedindo socorro a Deus: Senhor, eu me rendo aos teus pés; eu levanto as minhas mãos e me entrego por completo ao Senhor; eu de mim mesmo não posso fazer nada, mas o Senhor pode fazer tudo; estenda sua mão para mim e socorre-me...
Jesus quer que você saiba que Ele pode fazer algo por você, mas diga a ele o que você quer que Ele faça!
Como pai, como mãe, ore por seu filho e abençoe-o em nome de Jesus.
Pr. Marosam Dias
Bel. em Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário