sábado, 23 de julho de 2011

Noruega vive momentos de terror

A polícia norueguesa aumentou para pelo menos 80 o número de mortos no tiroteio na ilha de Utoya, informa a agência AP. As autoridades informaram que descobriram mais vítimas na manhã de sábado (horário local).
A informação de 80 mortos foi confirmada pelo diretor da Polícia Oystein Maeland. Anteriormente, as autoridades haviam confirmado apenas dez mortes no tiroteio. Maeland também disse aos repórteres que não há informações sobre quantas pessoas ficaram feridas.
"Tem levado tempo para realizar buscas na área. O que sabemos agora é que podemos dizer que há pelo menos 80 mortos em Utoya", disse Maeland. "As dimensões desse incidente são excepcionais".
A polícia também confirmou que sete pessoas morreram na explosão que atingiu prédios do governo noruêgues no centro de Oslo horas antes.
Outro autoridade policial disse à agência AP que um suspeito aparentemente agiu sozinho nos dois ataques e que parece provável que eles não estejam ligados a organizações terroristas internacionais.
"Parece não ter ligação com o terror-islâmico", disse a autoridade. "Parece o trabalho de um homem louco. Está mais para o Oklahoma City noruêgues, do que para o World Trade Center noruêgues", completou, fazendo uma analogia com o ataque realizado por terroristas domésticos na cidade americana de Oklahoma City em 1995.
Também na manhã de sábado, a mídia norueguesa afirmou que o noruêgues. Anders Behring Breivik, 32 anos, seria o responsável pelo tiroteio na ilha de Utoya e por armar a bomba que explodiu em Oslo. Ele seria o suspeito preso pela polícia após o tiroteio.
Segundo a agência AP, emissoras de televisão exibiram imagens do suspeito, que seria loiro, de pele clara e olhos azuis.

Atentados
Uma grande explosão atingiu vários prédios do governo, inclusive o escritório do premiê, Jens Stoltenberg, e a sede de um tabloide na tarde desta sexta-feira (horário local). As explosões estilhaçaram a maioria das janelas do prédio de 17 andares onde fica o gabinete de Stoltenberg, lançando destroços a uma distância de 400 m.
Horas depois, um homem abriu fogo em um acampamento da juventude social-democrata na localidade Utoya, próxima de Oslo. No momento do tiroteio, cerca de 560 pessoas ocupavam o local, segundo a polícia norueguesa.
Fonte:www.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário