terça-feira, 19 de julho de 2011

Atlantis deixa a ISS rumo à Terra - último vôo espacial

CABO CANAVERAL - O ônibus espacial Atlantis se desaclopou da Estação Espacial Internacional (ISS) nesta terça-feira pela última vez rumo à Terra, encerrando um programa de 12 anos para construir e reparar o posto avançado orbital.
O Atlantis se separou da ISS às 3h28m a cerca de 400 quilômetros sobre o Oceano Pacífico.
- Obrigado por nos hospedar - disse o comandante do Atlantis, Chris Fergusson pelo rádio à tripulação da ISS.
Foi um prazer. Sentiremos a falta de vocês. Nos veremos na Terra - respondeu o engenheiro de voo da ISS, Ron Garan.
Os controladores de voo da Central de Controle da Missão da Nasa ficaram em silêncio quando viram pela última vez o ônibus espacial se afastando da ISS.
O retorno do Atlantis à Terra está previsto para acontecer na quinta-feira, quando serão comemorados os 30 anos de programas espaciais americanos.
A Nasa contratou duas empresas privadas, a Space Exploration Technologies e a Orbital Sciences, para reabastecer a Estação Espacial Internacional no início do ano que vem.
O Atlantis decolou no dia 8 de julho para o voo final do programa de ônibus espaciais, em uma missão de 12 dias à ISS. O ônibus transportou uma tripulação de quatro pessoas e o Raffaello, um módulo de logística com suprimentos e peças de reposição para a estação espacial.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/07/19/atlantis-deixa-iss-rumo-terra-924937828.asp#ixzz1SbpuREdX
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
O Globo Com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário