sábado, 9 de abril de 2011

Seitas que matam?

O mês de março vai ficar para sempre marcado pela tragédia na família do cartunista Glauco morto barbaramente por um adepto de uma seita chamada Santo Daime.

Lembrando aos leitores que este é apenas mais um dentre os muitos casos de tragédias que já aconteceram entre as diversas seitas que deixaram famílias sofrendo com as atitudes e fanatismo de seus líderes e adeptos:
1978 – Quem não se lembra do caso “Jim Jones”? Esse líder fanático que se intitulava “pastor” do “Templo do Povo”, e possuía guarda costas chamados de “anjos” levou aproximadamente 900 pessoas ao suicídio na Guiana.
1992 – O líder da seita “Templo do Amor”, uma seita israelita que acredita ser descendente das lendárias tribos perdidas de Israel foi acusado de mandar matar 15 pessoas em Miami. A seita pregava a supremacia negra, acreditando que as pessoas brancas são a raça do Diabo.
2000 – Cerca de 800 que estavam envolvidas com a seita “Movimento Pela Restauração dos Dez Mandamentos” morreram carbonizadas na sede da seita em Uganda na África. Antes de cometerem o suicídio o líder da seita os incentivou a abandonar os seus bens, pois iriam se encontrar com a virgem Maria. Pelo jeito o único mandamento que a seita não quis restaurar foi o “Não Matarás”.
São muitos os casos de seitas que trazem no seu histórico casos de tragédias. Estes são apenas alguns exemplos para que o leitor tenha uma noção do perigo que as seitas representam.
No dia 12 de março de 2010 um jovem de classe média alta adepto da seita Santo Daime entrou para a história cometendo um duplo assassinato. As informações são de que ele recebeu ordem do além (ou divina) para praticar tal barbárie.

Conhecendo a seita Santo Daime

Nos idos da década de 40 um homem chamado Raimundo Irineu Serra atraído pela oferta de emprego nos seringais do Acre no Amazonas mudou-se para lá com seus irmãos a trabalho.
No meio da sociedade onde trabalhava com os índios teve a experiência de beber uma bebida alucinógena de origem indígena a qual provoca alucinações e visões. Raimundo em um destes momentos de transe teve uma visão de uma mulher que vinha em seu encontro chamada Clara que dizia ser Nossa Senhora da Conceição, a rainha da floresta que teria dito que a experiência de Irineu era única e que ninguém jamais tinha tido. Segundo o relato, a mulher disse que daria para ele o governo do mundo, mas ele teria que passar algum tempo em preparo comendo apenas mandioca e tomando água.
Após esta experiência, Irineu relatou que a mulher deu o nome para o chá de Santo Daime, e lhe passou a informação de como seria preparado o chá para o ritual.
Esta seita é uma mistura de várias crenças como espiritismo, catolicismo e feitiçaria o que é um verdadeiro sincretismo religioso condenado tenazmente pela Bíblia.

Como o chá é feito

O chá é feito a partir do cipó jagube e da folha chacrona, típicos da floresta amazônica e induz a estados alterados de percepção. A ingestão do produto costuma provocar vômitos e diarréias, principalmente em principiantes.

Significados dos nomes

Santo – da cunho sagrado ao chá.
Daime – afirmam os adeptos que vem do verbo dar. Ex: dai-me paz, dai-me saúde, dai-me felicidade, etc.
A seita não tem nem um livro sagrado como outras seitas, possuindo apenas um hinário com cânticos para o ritual, muitos destes cantados no catolicismo.

O Ritual do Chá

O cipó é cortado em pedaços de 20 cm de comprimento iniciando a sua bateção a partir das duas horas da madrugada onde uma turma de 12 homens se revezam de duas em duas horas no trabalho de esmagar os pedaços de jagube sobre troncos de arvores fixos no solo utilizando marretas de cumaru, pau tircoou bálsamo, sendo que o ritmo é acompanhado por hinos adequados. A bateção significa purificação em si e serve para o sujeito se disciplinar.
O cozimento do cipó macerado e das folhas se dá na proporção de duas medidas de cipó para uma das folhas de chacrona e é uma das etapas mais delicadas do ritual. Não se deve conversar com a pessoa que o está preparando, pois ela controla o ponto de fervura da bebida, que é indicado por uma entidade do Santo Daime presente no plano astral, a qual se manifesta no momento em que se completa o cozimento. Embora esta manifestação seja chamada pela seita por nomes indígenas como Rei Titango, Rei Agarrube, Princesa Janaina e Marachimbé, à luz da Bíblia Sagrada são demônios.
Como vimos neste pequeno relato, esta era a seita que promovia o cartunista Glauco o qual foi vitimado por um de seus adeptos de nome Carlos Eduardo conhecido como Cadu. Seus familiares insistem em dizer que ele matou por causa do chá. Em entrevista, o pai de Cadu diz que o filho passava tempo rezando e dizendo ser Jesus Cristo.
Pelo que vejo nas manchetes que tenho acompanhado, a mídia tem feito de tudo para salvar a imagem da seita em virtude de que muitas celebridades fazem parte dela ou já tomaram a bebida (chá). Mas este não é o único caso de morte dentro desta seita. Há casos de morte também pela ingestão da bebida. Trata-se de um movimento estranho originado em revelações e visões que não tem fundamento bíblico o que, aliás, é uma característica peculiar entre as diversas seitas existentes nos dias de hoje.

O Alerta da Bíblia

Ora, tudo isto que tem acontecido por se menosprezar a Bíblia Sagrada. O apostolo Paulo já falava aos gálatas: “Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gl 1:8). “E não é maravilha, pois o próprio satanás se transfigura em anjo de luz” (2 Co 11:14). Certamente o senhor Irineu fundador desta seita desconhecia estas advertências bíblicas.
Estamos vivendo tempos difíceis onde a experiência toma lugar da Palavra de Deus e muitos são os que vão por este caminho enganoso se aventurando em suas experiências pessoais rejeitando ou negligenciando a doutrina bíblica.
Com certeza Irineu teve uma experiência com demônios ao dar inicio a uma seita tão terrível como o Santo Daime que o cartunista Glauco e seu filho Raoni pertenciam.
Que Deus tenha misericórdia dos adeptos desta seita e que venham a encontrar a verdade libertadora e salvadora em Jesus Cristo.
Por: Junior Viana

Será que Wellington Menezes que praticou a terrível chacina de crianças numa escola no Rio de Janeiro não estava envolvido com alguma seita demoníaca?
Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário