segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

OFICINA DE DEUS: Lugar de restauração – Evento espiritual realizado pela Igreja Assembléia de Deus Madureira de Barra do Garças


Aconteceu na noite de sexta-feira (04/02/2011) e no sábado (05/02), a 1ª Oficina de Deus no acampamento Maanaim idealizado e liderado pelo Pr. José Fernandes Noleto presidente da Igreja Assembléia de Deus sede do Campo de Barra do Garças. Participaram dessa 1ª Oficina de Deus mais de 150 rapazes e os 27 pastores auxiliares da grande barra como cobertura espiritual.
O acampamento Maanaim é um lugar de encher os olhos, pela sua beleza natural rodeada de muito verde e águas, localizado a dez minutos do centro de Barrado Garças na encosta da Serra Azul do complexo roncador.
Foto ilustrativa
No pátio gramado do acampamento à beira de uma linda represa foi montado uma grande quantidade de barracas de camping para acomodação dos participantes do evento.
A “Oficina de Deus” é uma ferramenta criada para restauração de vidas “desmanteladas”, “abatidas”, “arruinadas”, “mascaradas” espiritualmente. A “Oficina de Deus” é muito mais do que o “Vau de Jaboque”. Na “Oficina de Deus” você é confrontado pela palavra e restaurado pelo agir do Espírito Santo, é o lugar da restauração.
A “Oficina de Deus” é um evento forte e com propósito, onde é abordado os seguintes temas:
·         O que é Pecado?
·         O que é Perdão?
·         O que é Salvação?
·         O que é Arrebatamento?
·         O que é Santificação?
·         O que é Espírito Santo?

Os estudos seguiram a ordem conforme acima, ministrados de forma clara e confrontante: Palavra de Deus X feridas do ouvinte; e à medida que o Espírito Santo vai falando ao coração, a dose de tratamento também vai sendo aplicada conforme o tema que está sendo abordado no momento.
O interessante é que foi lançado um pacto de silêncio no início da oficina (o silêncio no sentido de nenhum participante conversar entre sí), durante a realização do evento. Isso para que o único interlocutor com cada participante da oficina fosse o próprio Espírito de Deus. A conversa estava liberada apenas entre o indivíduo e Deus,  para que houvesse mais intimidade e comunhão com o Criador. Infelizmente, nem todos conseguiram cumprir o pacto, cedendo à tentatação de dialogar uns com os outros.
Tendo sido dado todas as instruções sobre a oficina, foi recolhido todos os aparelhos de celulares, câmaras fotográficas, relógios enfim, para que a atenção não fosse desviada do verdadeiro sentido da oficina.
Um cântico suave com a alma foi dedicado a Deus “O bom pastor buscou-me, bem longe do redil...”, adoração que levou muitos a um momento de comunhão com Deus.
 
A ministração da Palavra

O Pr. José Fernandes Noleto, abriu a sequência das ministrações falando sobre “O que é Pecado?” , lendo Romanos 12.2-3, trazendo ênfase sobre o crente transformado. A força do evangelho está na transformação que ele produz.  Para abster-se do pecado o cristão deve andar conforme  Jesus andou como está registrado em 1 Jo 2.6.
Encerrando esta parte foi rodado o filme “Em seus passos, o que faria Jesus?”. Ótimo filme que serviu de reflexão profunda na forma de agir de cada cristão.
Na oficina de Deus não é lugar de brincadeira, nem de dinâmica, nem de descontração. Mas lugar de confrontação e concerto com Deus.
O toque de recolher foi dado à meia noite e meia para que todos fossem dormir e descansar para mais um dia com Deus na sua oficina.
Às 05:30hs da manhã de 05/fevereiro ecoou o toque de alvorada, dando alerta para que todos fossem para a oficina, pois o mecânico chefe supremo, o Criador aguardava a todos para mais um dia de reparos e concerto espiritual.
Todos despertaram na manhã de sábado 05/02, sendo despertados com a Palavra de Deus sobre: O que é Perdão?
Ministrado pelo Pr. Marim Ailtom dos Santos. Que iniciou afirmando que o perdão nos faz ser diferentes, lendo na Bíblia sagrada em Cl 2.14 onde está registrado que a nossa dívida foi cancelada.
“O perdão é tão indispensável para a saúde da alma, quanto é o alimento para o nosso corpo.” John Sttot.
Sem o perdão de Deus estavamos condenados ao inferno. O perdão é um mandamento de Deus: quando eu perdôo, eu sou perdoado; quando eu não perdôo, eu não sou perdoado. Afirmação baseada nas palavras de Paulo aos colossences 3.13, em que devemos nos perdoar mutuamente.
Ao término dessa palestra muitos tiveram a oportunidade de exercer o verdadeiro perdão movidos pelo Espírito Santo relativo a mágoas guardadas no coração. Mais uma ferramenta na Oficina de Deus foi usada para restauraração da vida do ser humano.
Nesse despertar, depois de ouvir sobre perdão foi rodado outro filme: “O ladrão da Noite” sobre o arrebatamento iminente da igreja de Jesus.

O que é Salvação? Foi outro assunto estudado na manhã de sábado ministrado pelo Pr. Amarildo Oliveira com autoridade e unção foi usado por Deus, onde ao final da palestra houve um grande mover do Espírito Santo operando na oficina restaurando corações. Foi um  momento de grande gozo na presença de Deus, em que a grande maioria não suportaram sem chorar na presença do Salvador.

A terceira palestra foi ministrada pelo veterano Pr. Eduardo Sampaio de Goiânia, que falou sobre o Arrebatamento da igreja.
Após cantar um trecho do hino 123 da Harpa Cristã sendo acompanhado por todos cantaram: “Um dia Cristo voltará, ao ascender o prometeu; do modo que subiu virá, há de ver o Rei Jesus o povo Seu.”  Aleluia!!! Foi a expressão dos participantes da Oficina de Deus... após cantarem esse hino... aleluia!!!
O tema arrebatamento é citado na Bíblia 1.527 vezes, afirmou o palestrante. O arrebatamento da igreja é um dia para ser esperado.
Alguns sinais em nossos dias da vinda de Jesus:
- O Centro de pesquisa mundial está se fechando;
- Restauração do idioma hebraico;
- Restauração do Sinédrio judaico;
- A natureza está revoltada, basta olhar os últimos acontecimentos recentes no Brasil e no mundo; catástrofes, chuvas torrenciais, aridez onde nunca houve seca, tsunames etc.
Para subir no arrebatamento da igreja, o cristão deve estar preparado. Para estar preparado, tem que ter nascido de novo. Para estar preparado, tem que estar ativo na igreja, participando do organismo vivo da igreja; por fim o cristão deve viver em santidade.
Uma pergunta foi lançada: “você sabe o quanto Deus te ama?
A resposta é simples, porém, para alguns assutadora: “Deus te ama do tanto que você ler a Bíblia.” Agora já dar pra você medir o quanto Deus ama você. Se você acha que é pouco, comece ler sua Bíblia agora mesmo, dedique alguns minutos ou horas do seu dia na leitura da Palavra de Deus.

Antes de iniciar a outra palestra, o Pr. José Fernandes confrontou os rapazes em relação aos toques dos seus celulares. Como foi recolhido todos os celulares na chegada na Oficina de Deus, esses foram colocados sob a guarda do Pr. Fernandes que confessou não ter dormido na madrugada para amanhecer o sábado. Era celular despertando com as mais variadas músicas mundanas e eróticas. Uma pergunta forte foi feita: “será o que o Espírito Santo sente quando seu celular toca esse tipo de música?” Ninguém respondeu nada. O Espírito de Deus estava trabalhando mais uma vez na sua “oficina”. Feito um apelo para irem à frente aqueles que queriam fazer um compromisso com Deus para trocar as músicas dos celulares para músicas que agradaria o Espírito Santo. Muitos rapazes foram à frente para receber a oração de libertação. Foi outro momento de grande mover de Deus.
A quarta palestra teve como tema: “O que é Santificação?” Ministrado pelo Pr. André de Jesus.
Texto base: Jo 17.14 “Santificai-me na verdade”.
A santificação tem  propósitos: sem santificação não tem como desfrutar das bençãos de Deus. A santificação é um processo contínuo na vida de cada cristão. Sem santificação ninguém verá a Deus. Sedes santos como Eu sou santo, disse o Senhor Jesus. Os participantes da oficina no final dessa ministração sentiram a necessidade de observar mais sua vida como cristão que agrada a Deus, entederam que a vida cristã não deve ser levada de qualquer maneira. Mais uma vez os instrumentos da Oficina de Deus estava moldando vidas.

A quinta e última palestra foi ministrada pelo Pr. Silvio Dias com o tema: O que é o Espírito Santo?
Foi lido dois textos base: At 2.1-4 “...cheios do Espírito Santo...” e Jo 14.16-17 “...outro Consolador...”.
Jesus tinha uma preocupação em não deixar a igreja ófã. Nós como igreja não somos nada sem o Espírito Santo. É o Espírito Santo que convence da justiça e do juizo. O cristão autêntico é templo do Espírito Santo. Chega de vida vazia, sem expressão..., vamos trocar o lixo que temos na vida pela glória de Deus.
Esta foi a palestra que preparou os rapazes para o grande momento do batismo com o Espírito Santo. Mais uma vez, Deus com seu eterno amor e bondade visitou sua “oficina” e batizou alguns jovens com o Espírito Santo. Foi mais um momento de glória, de apoteose, de plenitude do Espírito Santo.
Havendo feito isso, foi encerrada a 1ª Oficina de Deus no Acampamento Maanaim. Agora todos os participantes começam a desmontar suas tendas e barracas.
É o primeiro sábado do mês, dia da Ceia do Senhor no templo central. Todos juntos, mais de 150 rapazes mais os pastores que acompanharam todo o evento dando cobertura espiritual foram recepcionados com festa na igreja sede. Foi outro momento de grande mover de Deus.
Os participantes da Oficina de Deus juntamente com os pastores entraram no templo dando grito de vitória “Oficina de Deus: lugar de restauração... Oficina de Deus: lugar de restauração”, todos a uma só voz gritavam como um forte exército voltando da guerra “Oficina de Deus: lugar de restauração”, seguidos pela igreja superlotada que davam glórias a Deus por esse momento de muita alegria no Espírito Santo de Deus.

Dia 25 de fevereiro será o dia da 1ª Oficina de Deus para as moças. Esposas de pastores e missionárias estão se preparando para receber mais de 200 moças no evento. Certamente Deus vai fazer uma grande restauração nesse dia também.
2011, o ano do Avivamento. Assembléia de Deus: 100 anos de poder.   
Por: Pr.Marosam Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário