terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Egito - Mubarak só continuará no poder se usar o Exército contra o povo, diz especialista

Diante da atual onda de protestos nas ruas do Egito, o presidente Hosni Mubarak só poderá continuar no poder se usar o exército contra os manifestantes, afirma a analista internacional Elizabeth Iskander.

Ex-comandante da Força Aérea, Mubarak beneficiou os quadros militares durante as suas três décadas de governo. Agora, no momento em que as principais cidades do país são tomadas por egípcios descontentes, uma contraofensiva violenta seria a chance de continuidade do regime -- caso os militares se mantenham ao lado ao presidente.
"Ao lado do fato de ser brutal e constitucionalmente ilegal, existe a questão se Mubarak tem poder para fazer isso, por causa das dúvidas sobre a lealdade do Exército neste momento", pondera Iskander, pesquisadora da London School of Economics and Political Science e PhD em Política e Estudos Internacionais pela Universidade de Cambridge.
Os Estados árabes têm tentado moderar o impacto ao minimizar os eventos na imprensa. Eles estão reportando, mas com foco em histórias como as invasões e a fuga de prisioneiros. A Síria fechou o Facebook e até mesmo a China bloqueou informações sobre o Egito para os internautas. A Arábia Saudita chegou até a deter egípcios em seu território que estavam organizando mobilizações em solidariedade aos manifestantes no Egito. E quanto à mídia egípcia, eles inevitavelmente estão tentando tirar força dos eventos e a televisão estatal enfatiza os casos de saques e pilhagens para minimizar os protestos.
Thiago Chaves-Scarelli
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário