quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CHILE: "Estive com Deus e o diabo, mas Deus ganhou", diz mineiro

"É íncrível que a 700 metros de altura, e sem nos ver frente a frente, eles conseguiram nos recuperar. Nós fizemos um pouco de nossa parte, um pouco de loucura, esse coração de mineiro que temos, a experiência de trabalhador. Mas todo o resto se deve aos profissionais", disse Sepúlveda.

"Estou muito feliz de estar aqui, nunca tive dúvidas sobre os profissionais que o Chile tem. Nunca duvidei disso. E em termos de fé, sempre tive fé no Criador", afirmou o mineiro, segundo a BBC.

Sepúlveda iniciou sua subida à 0h55 para chegar ao exterior do túnel exatos 14 minutos depois. Depois de presentear alguns socorristas, ele abraçou diversas vezes o presidente Sebastián Piñera, cumprimentou vários membros da equipe de resgate, entoou palavras de ordem e só então foi conduzido pelos paramédicos para o hospital de campanha onde realizaria exames médicos.

Após dar muitas risadas com o presidente e com os diversos funcionários que o receberam, Sepúlveda puxou a "torcida" presente aos gritos de "Chi, Chi, Chile". Sepúlveda, 39 anos, é casado, pai de dois filhos, e ficou conhecido durante os mais de dois meses de confinamento como um porta-voz nos vídeos enviados pelos mineiros.

Antes de Sepúlveda, Florencio Ávalos, 31 anos, foi o primeiro homem retirado das profundezas da mina. O resgate foi concluído às 0h10 desta quinta-feira, após 15 minutos de operação. Na sequência serão resgatados Juan Illanes Palma e o boliviano Carlos Mamani.

Ávalos, casado e com dois filhos, é o capataz da mina e segundo em hierarquia depois do chefe de turno, Luis Urzúa. Não gosta de aparecer e trabalhou gravando a maioria dos vídeos difundidos do interior da mina. Estão presos com Florencio seu irmão Renán e o cunhado Osman Araya.

A operação de resgate começou efetivamente às 23h20 local (Brasília) de terça-feira, com a descida de Manuel González pelo duto, após Piñera lhe desejar pessoalmente "muito boa sorte" na boca do poço. Os familiares dos mineiros aplaudiram e cantaram o hino nacional quando teve início a descida da cápsula Fenix. Dezesseis minutos depois, a cápsula de resgate chegou ao fundo da mina, e Manuel González foi recebido com abraços e aplausos pelos 33 mineiros.

Desmoronamento

Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina San José, em Copiapó, deixou 33 trabalhadores presos em uma galeria a quase 700 m de profundidade. Após 17 dias, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos por meio de um bilhete enviado à superfície. A partir daí, começou a operação para retirá-los da mina em segurança.

A escavação do duto que alcançou os mineiros durou 33 dias. O processo terminou no sábado, quando os martelos das perfuradoras chegaram até o abrigo onde eles estão. Concluída esta etapa, as equipes de resgate decidiram revestir o duto - ainda que parcialmente - para aumentar a segurança antes de retirá-los. A cápsula Fênix, usada para içar os mineiros, tem 53 cm de diâmetro. Durante todo o percurso de subida, eles terão suas condições de saúde monitoradas, usarão tubos de oxigênio e se comunicarão com as equipes da superfície por meio de microfones instalados nos capacetes.
BBC Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário