quinta-feira, 22 de julho de 2010

RACHEL DE QUEIROZ FAMOSA ESCRITORA BRASILEIRA ESCREVE SOBRE A ASSEMBLÉIA DE DEUS (Rumo ao Centenário)

Essa ascensão social, essa contribuição no sentido da conquista da cidadania, da dignificação do ser humano que a conversão a Cristo proporciona, chegou a ser reconhecida inclusive pela escritora Rachel de Queiroz, membro da Academia Brasileira de Letras, que, em artigo na imprensa, focalizou "O avanço dos crentes". Assim.

"Os jovens, que 'viviam como bichos', nos dizer dos velhos, sem doutrina, sem ensino (...), hoje vivem como gente, 'se entregam a Jesus', cantam hinos, 'falam línguas', assumem novo status. E os velhos (...) atiram-se sofregamente às novas práticas, como recuperando o tempo perdido. Vale a pena ver a dignidade com que se cumprimentam: 'A paz do Senhor! 'Sentem-se membros honrados de uma comunidade (...), não vivem mais em abandono."

Em março de 1985, José Bittencout Filho, então mestrando em Ciências da Religião do Instituto Metodista de Ensino Superior, revelou a importante figura do mundo político de Pernambuco "... mencionou diversas vezes que todas as lideranças do movimento estavam ligadas às ADs e outras igrejas pentecostais. A razão talvez seja", conclui, "que os 'crentes'desenvolvem uma habilidade de verbalização e uma ética rigorosa, que os coloca em condições privilegiadas de exercerem lideranças de grupos".

Focalizando "Uma congregação da Assembléia de Deus" no livro Os Escolhidos de Deus Pentecostais, Trabalhadores e Cidadania, depois de colher calorosos testemunhos de agricultores evangélicos em Santa Maria, Pernambuco, Regina Reyes Novaes observa:

"No processo de conversão, assim como na vida religiosa posterior, a 'comunidade de irmãos' é muito importante. É o grupo que acolhe o novo convertido, que dá sentido e impulsiona o processo de conversão no qual se valoriza a individualidade..."

Em opúsculo movido por óbvios proprósitos contestatórios; o padre católico-romano Sandro Schiattarella, surpreendentemente, diz, sem sequer ocultar a fundamentação bíblica se sua assertiva:

"A Assembléia de Deus pertence às igrejas pentecostais que visam despertar o entusiasmo religioso, segundo o modelo do que aconteceu em Jerusalém nos primeiros dias de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos e eles começaram a falar diversas línguas" (Atos 2).

A igreja fundada por Gunnar Vingren, Daniel Berg e pequeno e humilde grupo de batistas paraenses também se distingue, no meio evangélico, pelo equilíbrio e seriedade que nela predominam.
Depoimento dado por escrito pelo Prof. Jaci Correia Maraschin, metodista, doutor em Ciências da Religião, alude ao que ele classifica como "pentecostalismo sadio": Segundo a nossa experiência, as Assembéias de Deus pertencem a esse grupo 'sadio', digno da confiança dos brasileiros." ( Na "Apresentação" ao opúsculo Imagens da Assembléia de Deus, Instituto Metodista de Ensino Superior, São Paulo, SP, 1983).
Os pioneiros, recolhidos pelo Senhor antes do cumprimento de ricas promessas quanto ao progresso da Obra, têm, assim, nas mãos de seus descendentes, e dos demais irmãos de hoje, a colheita dos frutos cujas sementes (a palavra de Deus) um dia semearam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário