domingo, 25 de julho de 2010

FELIPÃO, MURICY OU MANO? ATÉ QUE ENFIM AGORA É PRA VALER!

CBF, que queria Scolari e tentou Muricy, põe treinador do Corinthians para renovar equipe para a Copa-2014.

Luiz Antônio Venker Menezes, ou simplesmente Mano Menezes, 48, é o novo técnico da seleção brasileira.
Contatado pela Confederação Brasileira de Futebol no início da noite de sexta- -feira, ele anunciou ontem de manhã, no Parque São Jorge, que aceitará a missão.
"Acho que foi mais rápido do que eu pensava, mas eu tenho por linha não fugir de convites importantes, de aceitá-los como grandes desafios", disse o treinador, que, anteontem, afirmara que "não sonhava" em comandar a equipe nacional.
Mano, contudo, aceitou assumir a seleção mesmo após ter virado um "estepe" para a CBF. Anteontem, Ricardo Teixeira, o presidente da confederação, convidou Muricy Ramalho, técnico do Fluminense e tricampeão nacional com o São Paulo (2006/2007/2008), e dava o "sim" como certo. Só que a direção do clube carioca vetou a saída, e o treinador decidiu respeitar essa decisão.
O presidente do Corinthians, Andres Sanchez, confirmou que liberará o treinador, apesar de ele ter assinado contrato com o Corinthians até dezembro de 2011.
"Jamais vou prejudicar ou atrasar um "upgrade" maior. Para todos os profissionais que vivem do futebol, a seleção brasileira é top", declarou o dirigente corintiano.
O quase ex-treinador do Corinthians (dirigirá a equipe mais uma vez, hoje, no Pacaembu, contra o Guarani) será o substituto de outro gaúcho no cargo, Dunga, que caiu com o Brasil nas quartas de final da Copa da África do Sul, no início deste mês.
Amanhã, Mano anunciará, no Rio, sua primeira convocação, para o amistoso do próximo dia 10, em Nova Jersey, contra os EUA.
Ontem, o novo treinador não adiantou quais são seus planos para a seleção.
"Vocês hão de entender que o fato pra mim é absolutamente novo desde ontem [sexta-feira] à noite", disse.
Espera-se desde já uma ampla renovação na equipe com vistas ao Mundial no Brasil, daqui a quatro anos -na África, a seleção tinha a média de idade mais alta (29 anos) entre as 32 seleções.
Uma "seleção nova" é desejo de Ricardo Teixeira.
Para ser escolhido, Mano teve a seu favor a condição de ser um treinador disciplinador e hábil no trato com a imprensa, perfil que se encaixa no ideal de técnico buscado pelo mandatário da CBF.
Também pesou a boa relação de Teixeira com Andres Sanchez, o presidente do Corinthians, que esteve na chefia da delegação brasileira no Mundial sul-africano.
O nome preferido da CBF era Luiz Felipe Scolari, que comandou o Brasil de Ronaldo e Rivaldo no pentacampeonato na Copa da Coreia do Sul e do Japão, em 2002.
Mas Scolari optou por treinar o Palmeiras, a quem jurou ser fiel. E a CBF quer um técnico exclusivo para a seleção. Além disso, a entidade não tinha a intenção de cobrir os ganhos de Scolari no clube alviverde, aproximadamente R$ 700 mil mensais.
O salário de Mano não foi divulgado. Se a CBF mantiver para ele o padrão pago a Dunga, receberá em torno de R$ 350 mil mensais, o mesmo que ganhava no Corinthians.
Com o treinador escolhido, a questão agora é se Mano terá fôlego até 2014.
Muitos não acreditavam que Dunga, sem experiência alguma anterior na prancheta, ficaria quatro anos na seleção, mas ele se fortaleceu e foi até o fim, na eliminação brasileira para a Holanda.
A favor de Mano há o fato de o Brasil, por ser o país-sede e ter vaga assegurada no Mundial, não precisar encarar as dificuldades das eliminatórias sul-americanas.
Mas há desafios.
Já no próximo ano, o treinador irá encarar uma Copa América, na Argentina.
Outro torneio que virá pela frente é o Pré-Olímpico. A medalha de ouro olímpica é o único título de destaque que a seleção brasileira não tem.
Êxitos devem garantir a Mano uma caminhada firme na tentativa do hexa. Fiascos podem mudar o humor de Teixeira, que em 2012 verá Scolari livre -termina o contrato dele com o Palmeiras.
De São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário