quinta-feira, 24 de junho de 2010

O DESEMBARQUE DOS PIONEIROS - Rumo ao Centenário - cont.

Ao desembarcarem em Belém no Pará, Daniel Berg e Gunnar Vingren logo descobriram que tudo lhes era estranho, de modo que encontraram muitas dificuldades, principalmente a barreira do idioma. Tais dificuldades foram aumentadas com a falta de recursos financeiros, pois além de serem pobres, não eram mantidos por nenhuma organização missionária, enviados que foram unicamente por Deus, que se incumbiu de providenciar-lhes o necessário.
De fato, o Senhor dirigiu a vida de seus servos. De início, conseguiram alojamento, por alguns dias, no porão de um templo da Igreja Batista, na Rua João Balbi, 406.
As igrejas protestantes de então tomaram conhecimento da chegada dos missionários, e estes, por sua vez, passaram a receber convites para visitá-las. Nessas ocasiões, os missionários apenas cantavam hinos de louvor a Deus em seu próprio idioma, pois pouco conheciam da Língua Portuguesa.
Quando começaram a entender o nosso idioma, iniciaram, de fato, o trabalho para o qual o Senhor os tinha enviado. Testificavam de Jesus, enfatizando a salvação, o batismo com o Espírito Santo, a cura divina e o uso dos dons espirituais.
A princípio, poucos membros da Igreja Batista se interessaram por essa doutrina, pois acreditavam ser a mesma ultrapassada. Mas, à medida que Daniel Berg e Gunnar Vingren procuravam ensinar-lhes, comprovando a sua atualidade através da Bíblia Sagrada, o grupo de interessados crescia, e isso fez com que surgissem facções dentro daquela igreja.
Havendo divergência, somente alguns aceitaram a doutrina. Todavia, a atitude dos irmãos que rejeitavam não foi obstáculo para que os pioneiros recuassem ou ficassem temerosos. Pelo contrário, tornaram-se mais ousados, pois criam que o Senhor era com eles.
O tempo passava. Seis meses depois da chegada dos missionários, o irmão Gunnar Vingren foi convidado para dirigir um culto de oração e, ao fazer uso da Palavra, falou da necessidade de o crente ser revestido do poder do alto. A maioria dos presentes alegrou-se com a doutrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário