terça-feira, 8 de junho de 2010

H1N1 - Ministério da Saúde prevê que 80 milhões estarão vacinados contra gripe suína até o fim da semana

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, prevê que 80 milhões de brasileiros serão vacinados contra a influenza A (H1N1) – gripe suína até sexta-feira (11). Em pouco mais de três meses de vacinação, 75,1 milhões de pessoas foram imunizadas, conforme dados do “vacinômetro”, sistema do ministério que computa o número de doses aplicadas no país.

A campanha nacional de vacinação terminou na última quarta-feira (2), mas o ministério orientou os municípios a manter a imunização até atingir a marca dos 80 milhões – meta estabelecida pelo ministério. “Com este ritmo, estou seguro que vamos ultrapassar os 80 milhões”, disse Temporão, após a inauguração de unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília.
De acordo com dados parciais do ministério, mais de 80% dos trabalhadores em saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, crianças com menos de 2 anos de idade e adultos saudáveis de 20 a 29 anos foram vacinados. A meta de 80% de cobertura por público-alvo vulnerável não foi alcançada nos seguintes grupos: crianças entre 2 e menos de 5 anos de idade, adultos saudáveis entre 30 e 39 anos e grávidas.
O governo federal espera aumentar a cobertura de vacinação entre as crianças durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, no próximo sábado (12). Nesta data, os menores poderão ser imunizados contra a paralisia infantil e também o vírus Influenza H1N1.
Carolina Pimentel - Da Agência Brasil - Em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário